Café Filosófico | Rumo à Vitória - o caminho do herói

Café Filosófico | Rumo à Vitória - o caminho do herói

Painel de Ações e Detalhes

Gratuito

Data e hora

Localização

Nova Acrópole Braga

Nova Acrópole Braga

Avenida do Santuário

4715-390 Braga

Portugal

Ver mapa

Apresentação do livro "Rumo à Vitória", de Delia Guzmán

Acerca deste evento

O que é o heroísmo?

O heroísmo é o esforço que põe em jogo a Vontade, o Amor e a Inteligência para se colocar ao serviço da Humanidade, em nome de tudo o que é sagrado e em benefício de todos os que necessitam de nós, desde as pedras até ao nosso planeta, a Terra. É a generosidade que se expressa em atos extraordinários.

É embarcar numa grande viagem para tratar de chegar a saber quem somos. Todos, os aspirantes a heróis ou os ainda demasiado mortais, queremos saber a verdade sobre nós próprios.

Quem sou? É a interrogação que empurra os pés pelo caminho humano e, muito mais ainda, pela Senda Heroica. A esta pergunta acrescenta-se outra, para além dessa: a necessidade de saber de onde venho e para onde vou. São os três momentos de toda a identidade.

A identidade não é encontrar algo igual ou idêntico a nós mesmos tal como somos. É mais simples e mais difícil: é encontrarmo-nos a nós mesmos. Não procuramos a sombra que deixamos no mundo, mas sim a realidade que projetou a sombra. Hoje, ontem e amanhã.

Reconhecer-se é saber quem somos agora, sem falsas máscaras, facto que arrasta consigo uma boa parte do passado – de onde viemos –, e do futuro – até onde vamos. Saber quem somos é possuir um pedaço de tempo.

O heroísmo é saber o que se espera de nós.

Por mais duro que seja, e este é o fundamento do ser heroico, espera-se que saiamos vencedores das provas que nos correspondem. Espera-se o nosso ato heroico.

- - - - - - -

O Café Filosófico é gratuito, podendo dar um contributo de 2 euros para o café e biscoitos 🙂

Partilhar com os amigos

Guardar Este Evento

Evento guardado