Gratuito

Avaliação da Influência de Vibrações Impulsivas em Estruturas - NP 2074

Painel de Ações e Detalhes

Gratuito

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Análise do contexto mais desfavorável: desmonte de rochas com substâncias explosivas

Acerca deste evento

As actividades mineiras e geotécnicas que introduzem solicitações dinâmicas nos terrenos, nomeadamente os trabalhos de escavação com explosivos, de cravação de estacas, ou de outros da mesma índole, originam solicitações impulsivas e vibrações subsequentes nas estruturas vizinhas, as quais podem sofrer danos.

Em Portugal vigora a NP 2074:2015, que visa limitar os efeitos nocivos que as vibrações podem causar em estruturas próximas. Esta norma estabelece o valor limite para a velocidade da vibração em função da frequência dominante e do tipo de estrutura a proteger.

Nesta palestra, intitulada "Avaliação da Influência de Vibrações Impulsivas em Estruturas - Utilização da NP 2074:2015", pretende-se abordar os seguintes temas:

- Como vigora a NP 2074?

- Detalhe a respeito do conteúdo da NP 2074 (incluindo comparação com a versão anterior).

- Interdependências da frequência dominante.

- Requisitos e exemplos de relatórios a produzir.

- Detalhe relativo ao Anexo da NP 2074 (recomendações adicionais na avaliação de estruturas sensíveis).

Sobre o Orador

Pedro Bernardo é Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico e Presidente do Conselho de Administração da Orica Mining Services Portugal, S.A.

Doutorou-se em Engenharia de Minas (2004) com a dissertação intitulada “Impactos Ambientais do Uso de Explosivos na Escavação de Rochas com Ênfase na Vibração”.

Foi Professor Adjunto Convidado do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

É Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Estudos e Engenharia de Explosivos (AP3E), Membro do Blasting Practice WG na Federation of European Explosives Manufacturers e Membro eventual da Agência Nacional de Inovação (Painéis de Avaliação de Projectos).

Possui Cédula de Operador de Substâncias Explosivas (MAI) nº 10817/2005.

Para mais informações contacte-nos através do e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Evento online

{ _('Organizer Image')}

Organizador FUNDEC

Organizador de Avaliação da Influência de Vibrações Impulsivas em Estruturas - NP 2074

A qualidade e o sucesso do trabalho desenvolvido desde 1995 posicionam a FUNDEC como uma entidade de referência nacional de formação especializada na área da Engenharia Civil e Arquitectura. Este facto deve-se também à elevada qualidade e à diversidade da oferta dos cursos de formação profissional, bem como à excelência do corpo docente que tem um profundo conhecimento dos domínios em que são especialistas.
Os cursos proporcionados pela FUNDEC são realizados em dois níveis: cursos de formação abertos para profissionais e formação customizada.

Guardar Este Evento

Evento guardado