Painel de Ações
Avaliação da Influência de Vibrações Impulsivas em Estruturas - NP 2074
Análise do contexto mais desfavorável: desmonte de rochas com substâncias explosivas
Quando e onde
Data e hora
Localização
Online
Acerca deste evento
As actividades mineiras e geotécnicas que introduzem solicitações dinâmicas nos terrenos, nomeadamente os trabalhos de escavação com explosivos, de cravação de estacas, ou de outros da mesma índole, originam solicitações impulsivas e vibrações subsequentes nas estruturas vizinhas, as quais podem sofrer danos.
Em Portugal vigora a NP 2074:2015, que visa limitar os efeitos nocivos que as vibrações podem causar em estruturas próximas. Esta norma estabelece o valor limite para a velocidade da vibração em função da frequência dominante e do tipo de estrutura a proteger.
Nesta palestra, intitulada "Avaliação da Influência de Vibrações Impulsivas em Estruturas - Utilização da NP 2074:2015", pretende-se abordar os seguintes temas:
- Como vigora a NP 2074?
- Detalhe a respeito do conteúdo da NP 2074 (incluindo comparação com a versão anterior).
- Interdependências da frequência dominante.
- Requisitos e exemplos de relatórios a produzir.
- Detalhe relativo ao Anexo da NP 2074 (recomendações adicionais na avaliação de estruturas sensíveis).
Sobre o Orador
Pedro Bernardo é Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico e Presidente do Conselho de Administração da Orica Mining Services Portugal, S.A.
Doutorou-se em Engenharia de Minas (2004) com a dissertação intitulada “Impactos Ambientais do Uso de Explosivos na Escavação de Rochas com Ênfase na Vibração”.
Foi Professor Adjunto Convidado do Instituto Superior de Engenharia do Porto.
É Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Estudos e Engenharia de Explosivos (AP3E), Membro do Blasting Practice WG na Federation of European Explosives Manufacturers e Membro eventual da Agência Nacional de Inovação (Painéis de Avaliação de Projectos).
Possui Cédula de Operador de Substâncias Explosivas (MAI) nº 10817/2005.
Para mais informações contacte-nos através do e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt