Gratuito

As Novas viagens philosophicas // AS NOITES NO PÁTIO DO MUSEU

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto

81 Campo dos Mártires da Pátria

4050-368 Porto

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento
Série de exibições comentadas As Novas viagens Philosophicas

Acerca deste evento

Neste Outono, o Pátio do polo Central do MHNC-UP servirá de palco às mais emocionantes histórias acerca da investigação desenvolvida a nível da biodiversidade e conservação da natureza por investigadores do CIBIO-InBIO.

Todos os sábados de Setembro, pelas 21h30, As Novas viagens philosophicas enchem o MHNC-UP de vida, em sessões comentadas pelos protagonistas das aventuras retratadas nesta série documental, e mediadas pelos Curadores do MHNC_UP

Este evento está integrado no programa AS NOITES NO PÁTIO DO MUSEU

PROGRAMA:

12 SET | 21:30 - As Novas viagens philosophicas - Escondidos na Noite| Sessão comentada

Os morcegos representam cerca de 25% das espécies de mamíferos do planeta.Este episódio relata como a investigação tem vindo ao aumentar o conhecimento sobre as mais de 20 espécies que ocorrem em Portugal, bem como a contribuir para programas de conservação. Nesta sessão, Hugo Rebelo, investigador do CIBIO-InBIO, apresentará o trabalho que tem vindo a desenvolver a este nível, incluindo no que diz respeito ao desenvolvimento de novas técnicas de captura e à colaboração com a Universidade de Bristol e com a Estação Biológica de Doñana.

Sessão comentada por: Hugo Rebelo e Francisco Álvares

_____________

19 SET | 21:30 - As Novas viagens philosophicas - A Perigosa Conquista da Guiné | Sessão comentada

Nas últimas décadas, as plantações de castanha de caju têm vindo a expandir-se consideravelmente na Guiné-Bissau, substituindo a floresta nativa ou o arroz, o alimento básico das populações. Nesta sessão, Luís Catarino, investigador do cE3c, dá a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver neste âmbito em colaboração com instituições locais, dando especial destaque ao impacto das plantações de caju na biodiversidade, economia e sociedade guineenses.

Sessão comentada por: Luís Catarino e Cristiana Vieira

_____________

26 SET | 21:30 - As Novas viagens philosophicas - O Mundo Vagaroso das Preguiças | Sessão comentada

As preguiças vivem nas florestas tropicais da América Central e do Sul. O desmatamento recente na Amazónia e na Mata Atlântica constitui uma séria ameaça a este grupo de espécies únicas. Usando ferramentas genéticas, os investigadores procuram entender as consequências da fragmentação florestal nos programas de conservação das preguiças. Nesta sessão, a investigadora Nadia Moraes-Barros fala-nos, diretamente do Brasil, do trabalho que tem vindo a desenvolver em colaboração com instituições brasileiras e europeias.

Sessão comentada por: Nadia Moraes-Barros e Francisco Álvares

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto

81 Campo dos Mártires da Pátria

4050-368 Porto

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado