Gratuito

AS NOITES NO PÁTIO DO MUSEU // As Novas viagens philosophicas

Informações do evento

Partilhar este evento
Localização

Localização

Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto

81 Campo dos Mártires da Pátria

4050-368 Porto

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento
Série de exibições comentadas As Novas viagens philosophicas

Acerca deste evento

Neste Verão e Outono, o Pátio do polo Central do MHNC-UP servirá de palco às mais emocionantes histórias acerca da investigação desenvolvida a nível da biodiversidade e conservação da natureza por investigadores do CIBIO-InBIO.

Todos os sábados de Julho, Setembro de Outubro, pelas 21h30, As Novas viagens philosophicas enchem o MHNC-UP de vida, em sessões comentadas pelos protagonistas das aventuras retratadas nesta série documental, e mediadas pelos Curadores do MHNC_UP

Este evento está integrado no programa AS NOITES NO PÁTIO DO MUSEU

PROGRAMA:

4 JUL | 21:30 - As Novas viagens philosophicas - Um mundo de espécies no equador | Sessão comentada

Quando uma população de uma espécie é dividida em dois grupos que não se voltam a contactar, estes seguem geralmente trajetórias evolutivas divergentes, adaptando-se a diferentes habitats. Nesta primeira sessão da série de exibições comentadas de As Novas viagens philosophicas, Martim Melo, Coordenador de Exploração do MHNC-UP e investigador do CIBIO-InBIO, dá a conhecer um projeto que visa compreender este proecesso usando as aves de São Tomé e Príncipe (golfo da Guiné, África) como um sistema modelo. Conheça os exploradores modernos, o seu trabalho de investigação e as suas histórias. Com moderação por Ricardo Jorge Lopes, curador de aves do MHNC-UP

Sessão comentada por: Martim Melo e Ricardo Jorge Lopes

________________

11 JUL | 21:30 - As Novas viagens philosophicas - O regresso do caimão | Sessão Comentada

O caimão ou galinha-sultana é uma ave icónica do Mediterrâneo. Enquanto no período romano era considerada como uma ave ornamental e representada em mosaicos por todo o Mediterrâneo, em tempos mais recentes foi quase levada à extinção devido à perseguição humana. Nesta sessão, comentada e moderada por Ricardo Jorge Lopes, curador de aves do MHNC-UP e investigador do CIBIO-InBIO, mostrar-se-á como a utilização de ferramentas moleculares e ecológicas inspirou reintroduções e programas de conservação em Portugal e noutros países europeus. Conheça os exploradores modernos, o seu trabalho de investigação e as suas histórias.

Sessão comentada por: Ricardo Jorge Lopes

______________________

18 JUL | 21:30 - As Novas viagens philosophicas - Solidariedade aparente no Kalahari | Sessão comentada

Os tecelões sociais vivem em grandes comunidades e constroem enromes ninhos nas árvores do Sul do Kalahari, na África do Sul. A investigação da reprodução cooperativa em aves analisa ocomportamento dos tecelões sociais, procurando em particular entender o papel dos indivíduos ajudantes durante a época de reprodução. Nesta sessão daremos a conhecer o trabalho da biológa Rita Covas, investigadora do CIBIO-InBIO. Conheça os exploradores modernos, o seu trabalho de investigação e as suas histórias.Com moderação de Ricardo Jorge Lopes, curador de aves do MHNC-UP.

Sessão comentada por: Rita Covas e Ricardo Jorge Lopes

___________________

25 JUL | 21:30 - As Novas viagens philosophicas - As rãs que contam a história da floresta |Sessão comentada

Os movimentos de grupos de espécies com baixa capacidade de dispersão podem ajudar a entender a evolução dos habitats onde ocorrem. Nesta sessão o estudo das rãs-arborícolas incluída no género Phyllomedusa é exemplificado para reconstruir a evolução da Mata Atlântica brasileira. Numa sessão moderada por Luís Ceríaco, Curador-Chefe do MHNC-UP, daremos a conhecer o trabalho do biólogo Fernando Sequeira, investigador do CIBIO-InBIO. Conheça os exploradores modernos, o seu trabalho de investigação e as suas histórias.

Sessão comentada por: Fernando Sequeira e Luís Ceríaco

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto

81 Campo dos Mártires da Pátria

4050-368 Porto

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado