Gratuito

A Segurança Sísmica e o Uso do BIM no Património Cultural Construído

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
O Caso de Estudo do Palácio Nacional de Sintra

Acerca deste evento

A Segurança Sísmica e o Uso da Tecnologia BIM no Património Cultural Construído

O Património Cultural Construído (PCC) é o conjunto do legado de construções reconhecidas pela sua importância histórica e cultural. Apesar desse potencial cultural e económico, os locais e estruturas de PCC tem-se mostrado vulneráveis e pouco resilientes a desastres naturais, não apenas devido à sua fragilidade intrínseca, mas também devido à sua longa exposição a todos os tipos de efeitos do envelhecimento.

No que se refere à avaliação do seu comportamento face aos sismos, o PCC requer uma abordagem interdisciplinar para lidar eficientemente com todas as etapas envolvidas: o conhecimento e a caracterização da estrutura, a análise estrutural subsequente e o potencial projecto de intervenção. As diferentes etapas serão apresentadas na palestra, alertando-se para a complexidade da abordagem. Destacar-se-á a importância do levantamento geométrico deste tipo de estruturas com a tecnologia de laser scanning e o papel o desenvolvimento de um modelo BIM (Building Information Modelling) e a sua utilização num contexto de conservação e reabilitação de PCC.

Sobre a Oradora

Rita Bento é Professora Associada com Agregação de Mecânica Estrutural e Estruturas no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico (IST).

Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Engenharia Estrutural e Engenharia Sísmica com ênfase na avaliação sísmica e reforço estrutural do património construído, edifícios antigos existentes de alvenaria e betão armado.

É Directora do programa de doutoramento em Análise e Mitigação de Riscos em Infraestruturas do IST (http://infrarisk.tecnico.ulisboa.pt). Orientou mais de 50 trabalhos de mestrado ou doutoramento no âmbito do dimensionamento, avaliação e reforço sísmico de estruturas de betão armado, alvenaria e metálicas. É co-autora de mais de 150 publicações em revistas científicas internacionais, livros e proceedings de conferências.

Para mais informações contacte: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Guardar Este Evento

Evento guardado