17º Café Filosófico - A Vitória

Painel de Ações

A venda termina em breve

17º Café Filosófico - A Vitória

Partilha de ideias inspirada no capítulo sobre a Vitória do livro "Rumo à Vitória", de Delia Steinberg Guzmán

Quando e onde

Data e hora

Localização

Nova Acrópole Braga Nova Acrópole Braga Avenida do Santuário 4715-390 Braga Portugal

Mapa e direções

Como chegar lá

Acerca deste evento

  • 2 horas
  • eTicket móvel

O esforço e a luta que precedem a toda vitória, grande ou pequena, manifestam-se especialmente nos planos mais internos da do ser humano.

Não há dúvida de que muitos esforços exigem a ativa participação das nossas ações. Mas a raiz deste esforço físico está sempre naquelas coisas que conhecemos ou naquelas que queremos; a força do querer e a do saber são motores poderosos.

Não podemos deixar de reconhecer que as lutas mais terríveis se produzem na psique e na mente. Grande é a dor de que padecem os corpos quando sofrem, mas não é comparável à intensidade da dor dos corpos subtis, para os quais não é fácil encontrar um remédio imediato.

Muitos esforçados lutadores sabem como é importante manter a serenidade no meio da batalha. Tudo deve ter uma finalidade, e para que a finalidade não desapareça de vista, é necessária serenidade. A serenidade é um estado da alma muito próximo da vitória, mesmo que não seja a grande vitória.

Dificuldades sempre haverá porque não há vitória sem luta. Mas há que saber reconhecer as dificuldades certas das fantasias geradas pelo medo. O medo é escuro e cria a mesma escuridão no nosso interior e à nossa volta. Não podemos ver o interior nem tampouco discernir o que se passa no exterior.

Estamos no meio da noite. A escuridão domina e esconde todos os vestígios de vitória. Devemos, pois, aprender a vencer na noite. Comecemos por vencer o medo.

O medo é a prova. A meta é a vitória.

- - - - - - -

O Café Filosófico é gratuito, podendo dar um contributo de 2 euros para o café e biscoitos.


A venda termina em breve