Bicentenário de Camilo – Passeios com Germano Silva
Celebrar Camilo Castelo Branco é reconhecer a intemporalidade do seu legado, que a cidade do Porto respira. Em busca de lugares e pedaços de histórias que encerram memórias e paixões do escritor, o JN promove uma série de passeios temáticos conduzidos pelo jornalista e divulgador de História Germano Silva. São três percursos, todos diferentes, mas repletos de evocações e curiosidades associadas à vida e obra de Camilo.
Quando?
Nos dias 25 de maio, 15 de junho e 29 de junho, com início às 10 horas. Os passeios decorrem durante a manhã e têm duração aproximada de duas horas.
Cada passeio terá até 50 participantes.
Quais os percursos?
25 de maio
Decorre todo no Cemitério da Lapa, recuperando personagens e ligações de amor e ódio em torno do escritor. Além do seu jazigo, serão explicados cruzamentos e relações menos óbvias, como as de familiares de mulheres com quem Camilo teve casos amorosos.
15 de junho
Início na Praça Gomes Teixeira, com passagem pela antiga Escola Médico-Cirúrgica e pela Politécnica, onde Camilo se matriculou. Ida ao edifício da antiga Cadeia da Relação e à praça Filipa de Lencastre, onde funcionava o tribunal que julgou Camilo. Rua do Almada e passagem pelo local onde viveu Ana Plácido. Esquina das ruas do Almada e Clérigos, onde estiveram a Livraria Moré e a tabacaria Barbosa.
29 de junho
Partida em S. Lázaro, onde Camilo residiu, jardim, Teatro de São João e Botequim da Águia d’Ouro. Paço Episcopal, onde se matriculou, e São Bento.
Valor do bilhete não reembolsável