“As Vivas”, de Júlio Cerdeira
Sales end soon
Just Added

“As Vivas”, de Júlio Cerdeira

  • Ages 16+

Espetáculo

By Festival Política

Date and time

Wednesday, May 7 · 9:30 - 10:30pm WEST.

Location

Centro de Juventude de Braga / Pousada de Juventude

Rua de Santa Margarida 4710-306 Braga Portugal

About this event

  • Event lasts 1 hour
  • Ages 16+
  • No venue parking

Classificação etária: maiores de 16

Mara Milosnica é a protagonista de um conto de Ivo Andric, escritor bósnio galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1961. E Mara é também uma personagem-chave da peça As Vivas, de Aïcha Euzet, levada a palco por Júlio Cerdeira.

A sua história desafortunada ecoa os horrores sofridos nos anos 1990 pelas mulheres muçulmanas que foram encarceradas por soldados das forças armadas sérvias em “casas de violação”. Adila, a protagonista, espelha a vida de Mara: é submetida às mais horríveis torturas e o tempo dilata-se, enquanto imagina que o rio Milijacka enche, transborda e inunda Sarajevo.

19:00 Conversa com Aïcha Euzet, Júlio Cerdeira e Kitty Furtado, moderada por Francesca Rayner.

Este espetáculo integra o projeto Sexual Theatre — Feminist Readings of Classics, sendo cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia/ 

Texto: Aïcha Euzet/ Tradução: Melisa Begović/ Direção, cenografia e coreografia: Júlio Cerdeira/ Figurinos: Ena Begičević-Čeliković/ Música: Igor Kasapović/ Interpretação: Adna Kaknjo, Tamara Miličević-Stilić e Mirza Bajramović/ Produção: Miroljub Mijatović/ Produção executiva: Denis Krdžalić/ Assistência à produção: Dunja Pašajlić e Haris Mujčić/ Júlio Cerdeira é um artista apoiado pelo Fundo Roberto Cimetta, em parceria com a DG Artes e a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Bolsa de Mobilidade Gil Mendo

Espetáculo em bósnio com legendas em inglês e português.

Tickets

Organized by

Iniciou-se em Lisboa, em 2017, o Festival Política no Cinema São Jorge. Ao longo dos anos expandiu-se para Braga, no Gnration e também Évora, no Teatro Garcia Resende.

O Festival Política é uma iniciativa da Associação Isonomia (ONG) que tem como objetivo promover a participação cívica, a defesa dos direitos humanos e o combate à abstenção. Criado em 2017 em coprodução com a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa), o festival insere-se desde a sua primeira edição no programa das comemorações da revolução de Abril de 74 do Município de Lisboa. Está presente em Braga desde 2019.

A programação do festival é composta por debates, performances, concertos, oficinas para adultos e crianças, exposições, cinema e visitas guiadas que promovam a literacia democrática e selecionados tendo em conta os eixos programáticos e o tema anual, visto que cada edição tem um tema-central: Abstenção (2017), Direitos Humanos (2018), Europa (2019), Ambiente (2020), Fronteiras (2021) Desinformação (2022). Todas as atividades são de entrada gratuita.

Objectivos e eixos programáticos

Tendo como objectivos nucleares a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, o festival tem os seguintes eixos de programação:

• Aprofundar a consciência cívica, incitar à participação eleitoral e reforçar a Democracia;

• Promover e defender os Direitos Humanos;

• Combater a discriminação em todas as suas variantes e alcances, promovendo a tolerância e a aceitação e valorização do que é diferente;

• Promover a inclusão e o acesso à informação dos grupos sociais mais distanciados dos processos formais de decisão, nomeadamente os jovens e, em especial, portadores de deficiência e oriundos de territórios marginalizados;

• Reforço da participação social dos jovens, nomeadamente o seu envolvimento na comunidade, promovendo a sua participação ativa nos processos de tomada de decisão.