No próximo sábado, 19 de Julho, rumamos até à Estação da Biodiversidade de Fontelas em Lousa, Loures, acompanhados pelo TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, para conhecermos A extraordinária vida das abelhas, entre as 10h e as 13h.A actividade é gratuita, mas com limite de inscrições pelo endereço: hvm_dgpf@cm-loures.pt indicando um contacto telefónico e o número de inscrições pretendidas.
Em Portugal existem mais de 700 espécies diferentes de abelhas, sendo as mais conhecidas e fáceis de identificar a abelha-do-mel e os Bombus (abelhões), que são abelhas sociais, pois vivem em colónias, com um sistema de castas (abelha-rainha, operárias e zangões). No entanto, a maioria das abelhas são solitárias, vivendo sozinhas em ninhos onde cuidam das suas crias.
As abelhas apresentam também uma grande diversidade de cores e tamanhos, podendo ir de apenas três milímetros a três centímetros de comprimento, como a Xylocopa violace ou abelha-carpinteira, uma das maiores abelhas da Europa, que escava madeira para fazer túneis onde coloca os seus ovos.
O investigador Albano Soares irá apresentar algumas das espécies mais comuns de abelhas que podem ser encontradas neste percurso, falar sobre a sua grande diversidade e qual a sua importância no equilíbrio dos ecossistemas.