“2 Metros Quadrados” - DOCUMENTÁRIO SOBRE OS “SEM-ABRIGO”, 11 Julho, 21h30
Date and time
Description
DOCUMENTÁRIO SOBRE OS “SEM-ABRIGO”
Uma viagem ao mundo dos que vivem no limiar, na incerteza de não saberem onde dormir ou o que comer. De quem dorme debaixo de teto e é sem-abrigo.
O documentário “2 Metros Quadrados” dá voz aos que vivem à margem da sociedade, aos que criticam o sistema e os apoios do Estado, que mostram como (não) funciona a rede de integração, que falam sobre as respostas sociais, muitas vezes, ineficazes, e que estão a conservar as pessoas na rua.
Da autoria da jornalista Ana Luísa Oliveira e do fotojornalista Rui Oliveira, com produção da Pixbee, o filme retrata casos de sem-abrigo que dormem debaixo de teto, alguns em locais muito degradados e pouco comuns como é o caso de uma igreja; de pessoas que já tiveram tudo, um emprego, uma casa, uma família e se viram a dormir na rua. É o caso de Daniel, jornalista, que veio parar à rua e foi na rua que escreveu um livro.
Retratos de histórias dos novos “sem-abrigo” no Grande Porto, uma das regiões mais pobres do país, com uma das mais elevadas taxas de desemprego e com o maior número de pessoas apoiadas com o Rendimento Social de Inserção. Retratos que espelham o que se passa um pouco por todo o país, numa pobreza envergonhada que envergonha um país a braços com os seus, cada vez mais pobres.
O documentário tem sido exibido em vários locais do país, nomeadamente Lisboa, Braga, Ponte de Lima, Coimbra, Barcelos, Porto e Guimarães.
Valor de troca: Donativo consciente
Partilhamos os custos que o evento tem:
O Centro Mário Dionísio/Casa da Achada que nos acolhe, tem um projeto comunitário numa dinâmica do gratuito, mas com custos fixos inerentes aos gastos de gestão, como tal sugerimos fazer um donativo no valor de 20 euros.
O orador principal, Daniel Horta Nova, protagonista neste documentário e "ex-sem abrigo" disponibilizou-se a deslocar-se do Porto e participar nesta sessão e isso tem uma despesa de 40 euros. Assim sugerimos que cada participante faça o seu contributo (o que quiser ou o que poder), na base do donativo consciente, de forma a que seja possível cobrir estas despesas.
A divulgação destes valores não condiciona a dádiva de cada um, pelo que cada um é livre de doar conscientemente.
Facilitador: Ana Regina
Orador: Daniel Horta Nova
Organizador: António Veloso
Co-Organizador: Teresa Valério
Inscrição:
A presente inscrição é uma manifestação de interesse público. A entrada no evento é por ordem de chegada, com apresentação da inscrição online.
Dia e Local:
Sábado dia 11 de Julho, início às 21h30, no Centro Mário Dionísio, Largo da Achada – Lisboa http://www.centromariodionisio.org/localizacao.php